São Paulo divulga calendário de vencimentos do IPVA 2026 e oferece descontos
O Governo de São Paulo divulgou o calendário de pagamento do IPVA 2026, Imposto obrigatório para a regularização de veículos automotores. O vencimento do pagamento à vista ocorre a partir de 12 de janeiro de 2026, seguindo o final de cada placa dos veículos.
Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista até a data estipulada terão direito a um desconto de 3%. Aqueles que preferirem pagar à vista em fevereiro não terão direito ao desconto. Já quem optar pelo parcelamento, poderá fazê-lo entre janeiro e maio, porém sem desconto.
O número de parcelas para o pagamento do IPVA varia de acordo com o valor do Imposto. Serão 5 parcelas para Impostos iguais ou superiores a 10 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp), 4 parcelas para valores até 8 unidades, 3 parcelas para valores entre 7 e 6 unidades, e não haverá parcelamento para valores inferiores a 6 unidades.
Calendário de vencimento do IPVA 2026 à vista
– Final 1: 12 de janeiro de 2026
– Final 2: 13 de janeiro de 2026
– Final 3: 14 de janeiro de 2026
– …até…
– Final 9: 22 de janeiro de 2026
– Final 0: 23 de janeiro de 2026
Calendário IPVA 2026 para caminhões
Os proprietários de caminhões podem pagar o IPVA integral sem desconto até 22 de abril de 2026, ou parcelar em até 5 vezes, com a primeira parcela vencendo em 20 de janeiro de 2026 e a última em 20 de maio de 2026.
O cálculo do valor do IPVA é feito com base no valor venal do veículo, conforme a tabela divulgada anualmente pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-SP), multiplicado pela alíquota correspondente. As alíquotas são de 4% para carros de passeio, 2% para motocicletas e ônibus, e 1,5% para caminhões.
O pagamento do IPVA pode ser realizado através do internet banking ou nos caixas 24 horas, mediante apresentação do número do Renavam do veículo e escolhendo a opção de pagamento à vista ou parcelado.
Licenciamento antecipado
Os proprietários que desejam antecipar o pagamento do licenciamento de 2026 e obter desconto devem quitá-lo em cota única até o dia 23 de janeiro. Após essa data, o pagamento em cota única não terá desconto. As parcelas do licenciamento vencem até o dia 23 do mês seguinte, sendo obrigatório ter o IPVA regularizado para realizar o pagamento.
Com essas informações, os contribuintes podem se programar para cumprir suas obrigações fiscais dentro dos prazos estabelecidos, aproveitando os descontos oferecidos para pagamento à vista e evitando possíveis multas e juros por atraso.
Fonte: CNN Brasil
Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.
