Novo prazo! Votação do Projeto de Lei Complementar 108/2024 sobre reforma tributária é adiada para 30 de setembro

Senado adia votação da regulamentação da reforma tributária

O Senado Federal decidiu adiar a votação do Projeto de Lei Complementar que trata da segunda etapa da regulamentação da reforma tributária para o dia 30 de setembro. O adiamento foi solicitado pelo relator do texto, senador Eduardo Braga, devido ao alto número de emendas recebidas.

Segundo o presidente do Senado, mais de 150 emendas foram protocoladas em um curto período de tempo, o que justificou o adiamento da votação para permitir que os parlamentares pudessem dialogar e analisar as propostas de alteração.

Tramitação do projeto

Após a votação no Senado, o projeto retornará à Câmara dos Deputados, onde será novamente relatado pelo deputado Mauro Benevides. O texto, que passou por diversas alterações no Senado, tem como um dos pontos centrais a criação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Pontos centrais do projeto

O projeto prevê a criação de um comitê composto por representantes indicados por estados e municípios, responsável por fiscalizar e executar a implementação do novo tributo. Essa é uma das medidas mais importantes da reforma tributária, considerada uma das maiores mudanças no sistema fiscal brasileiro em décadas.

Além disso, o relatório de Braga também incorporou mudanças relativas à Lei Complementar que estabelece diretrizes da reforma tributária.

Expectativas para a votação

O adiamento da votação visa dar mais tempo ao relator para analisar as sugestões e buscar consenso entre as diferentes bancadas do Senado. A complexidade da regulamentação da reforma tributária exige que as propostas sejam discutidas minuciosamente antes da votação em plenário.

A expectativa é que, no dia 30 de setembro, a votação defina os próximos passos da regulamentação do IBS e outros pontos estruturais da reforma tributária. Até lá, Eduardo Braga terá a tarefa de avaliar as mais de 150 emendas apresentadas.

Conclusão

A reforma tributária é um tema de grande relevância para a economia do país e a votação do projeto de regulamentação no Senado é aguardada com expectativa. O adiamento da votação permite um debate mais aprofundado e a busca por um consenso que atenda aos interesses de todos os envolvidos. A aguardada votação no dia 30 de setembro definirá os rumos das mudanças no sistema tributário brasileiro.

Fonte: Receita Federal

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.