Mais da Metade dos Brasileiros das Classes A, B e C não têm Planejamento Financeiro
Uma pesquisa realizada pela Nexus apontou que 55% dos brasileiros das classes A, B e C não possuem planejamento financeiro. O estudo constatou que a faixa etária tem influência direta nesse aspecto, sendo que 72% dos entrevistados entre 16 e 24 anos afirmaram ter um planejamento financeiro, enquanto apenas 23% dos maiores de 60 anos disseram fazer o mesmo.
Diferença por Faixa Etária e Classe Social
O levantamento revela um equilíbrio maior na faixa etária de 25 a 40 anos, onde 51% têm planejamento financeiro e 49% não possuem. Além disso, a pesquisa apontou uma disparidade por classe social, mostrando que 86% dos entrevistados da classe A possuem um planejamento financeiro.
Hábitos de Poupança e Região do País
Metade dos entrevistados relataram nunca (24%) ou raramente (26%) conseguir economizar dinheiro de forma regular. Por região do Brasil, o Sul se destacou com 79% dos entrevistados planejando suas Finanças, enquanto no Nordeste esse número cai para 45% e no Sudeste, 43%. Já Norte e Centro-Oeste tiveram 40% dos entrevistados planejando suas Finanças.
Reflexo da Educação e Idade na Capacidade de Poupança
Segundo o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, pessoas com menos estudo geralmente ocupam cargos com salários mais baixos, o que pode explicar o alto índice de brasileiros das classes A, B e C com dificuldades em poupar. Já entre os mais jovens, que muitas vezes contam com auxílio financeiro da família, mais da metade consegue economizar na maioria dos meses.
Metodologia da Pesquisa
A Nexus realizou 1.010 entrevistas online, abrangendo pessoas a partir de 16 anos pertencentes às classes A, B e C dos 26 Estados e Distrito Federal. Os dados foram coletados nos dias 8 e 9 de agosto de 2025. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Conclusão
O estudo da Nexus evidencia a importância do planejamento financeiro, que está diretamente relacionado à faixa etária, classe social e região do país. Fica evidente a necessidade de promover a educação financeira e incentivar hábitos de poupança, principalmente entre os brasileiros das classes A, B e C que ainda não possuem um planejamento para suas Finanças.
Fonte: InfoMoney
Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.
