As vendas de moradias usadas nos Estados Unidos caíram 2,7% em junho, atingindo uma taxa anual ajustada sazonalmente de 3,93 milhões de unidades, de acordo com a Associação Nacional de Corretores de Imóveis. Esse resultado ficou abaixo das expectativas dos economistas consultados, que previam uma taxa de 4,00 milhões de unidades para o período. Em comparação com o ano anterior, as vendas permaneceram inalteradas em junho.
A queda nas vendas é atribuída principalmente às altas taxas de hipoteca, que têm mantido os compradores em potencial afastados do mercado imobiliário. Lawrence Yun, economista-chefe da associação, destacou que as altas taxas de juros estão prejudicando as vendas de casas, mantendo o mercado estagnado.
O aumento nas taxas de hipoteca tem impactado não apenas as vendas de imóveis usados, mas também a construção de novas residências nos Estados Unidos. Dados do governo revelaram que a construção de residências unifamiliares atingiu o nível mais baixo em 11 meses em junho, enquanto as licenças para construções futuras caíram para o menor patamar em mais de dois anos.
A taxa média da hipoteca de taxa fixa de 30 anos está em torno de 7% neste ano, após o Federal Reserve interromper os cortes na taxa de juros em MEIo a preocupações com a inflação relacionadas à política comercial do presidente Donald Trump. Para Lawrence Yun, se as taxas médias de hipoteca caíssem para 6%, a atividade de vendas no mercado imobiliário poderia ser impulsionada, com mais locatários se tornando proprietários pela primeira vez.
Com a reunião do Federal Reserve prevista para a próxima semana, as expectativas estão em torno da manutenção da taxa de juros de referência na faixa de 4,25% a 4,50%. Em 2024, o Fed reduziu os juros três vezes, sendo o último movimento em dezembro. A incerteza econômica e as preocupações com a inflação são fatores que têm influenciado a política de juros do banco central dos EUA.
O cenário atual do mercado imobiliário nos Estados Unidos reflete a relevância das taxas de juros para impulsionar as vendas e o setor da construção civil. A expectativa é que a economia e as políticas do Federal Reserve continuem a influenciar o desempenho do mercado imobiliário nos próximos meses, com potenciais impactos na atividade econômica como um todo.
Em um contexto de taxas de hipoteca mais altas e incerteza no mercado, as projeções para as vendas de imóveis usados nos EUA destacam a importância de políticas econômicas e monetárias que possam estimular a atividade no setor imobiliário e impulsionar o crescimento econômico de forma mais ampla.
Fonte: Valor Econômico
Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.
