Suprema Corte posterga debate crucial sobre pejotização para futura data

STF remarca audiência sobre pejotização para outubro

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou a audiência pública sobre pejotização, agora marcada para 6 de outubro de 2025. A mudança foi necessária devido a uma reorganização interna na 2ª Turma da Corte.

O encontro, convocado pelo ministro Gilmar Mendes, tem como objetivo discutir a prática da contratação de trabalhadores autônomos ou pessoas jurídicas em diversos setores da economia, como corretagem de seguros, tecnologia, comunicação e representação comercial.

Reclamação trabalhista em debate

A audiência pública se baseia em uma reclamação trabalhista movida por um corretor contra a empresa Prudential do Brasil Seguros de Vida. O trabalhador busca o reconhecimento do vínculo de emprego entre setembro de 2015 e fevereiro de 2020, como corretor de seguros. Se reconhecido, ele teria direito a verbas como décimo terceiro salário, férias e FGTS.

O STF deve definir pontos como a competência da Justiça do Trabalho em casos de fraude em contratos de prestação de serviços, a legalidade da contratação de autônomos ou PJs, e quem deve provar a fraude – trabalhador reclamante ou empresa contratante.

Relevância econômica e social em destaque

O ministro Gilmar Mendes ressaltou a importância econômica e social da discussão sobre pejotização, destacando que o tema não envolve apenas questões trabalhistas, mas a dinâmica de grande parte da economia brasileira. A prática se tornou comum em diferentes setores, exigindo uma análise constitucional para estabelecer limites, responsabilidades e segurança jurídica.

O adiamento da audiência permite que entidades e especialistas contribuam com o debate, que poderá impactar diretamente a forma de contratação no país. O julgamento do caso pela Suprema Corte é aguardado com expectativa, já que terá repercussão geral e poderá orientar futuras relações contratuais no Brasil.

CONBCON 2025 e outras notícias

Além da audiência sobre pejotização, o Congresso de Contabilidade de 2025 está com inscrições abertas. Outras notícias recentes relacionam-se a eleições nos CRCs, cobranças amigáveis que geraram bilhões à Receita Federal, início de pagamentos de benefícios do INSS em agosto, consulta da Receita que pode mudar regras para empresas, repasses para o IBS pela União e previsões da Reforma Tributária para tributação de aluguéis em 2026.

Mantenha-se informado com as atualizações fiscais, tributárias e empresariais recebendo diariamente as principais notícias do mundo contábil diretamente em seu e-mail.

Fonte: Jornal Contábil

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.