Nova Serra das Araras promete acabar com trecho perigoso da Dutra
Metade das obras de reforma na Serra das Araras, que faz parte da Rodovia Presidente Dutra, já foi concluída. O projeto é uma iniciativa da concessionária CCR RioSP e tem previsão de término para 2027, dois anos antes do prazo estipulado. A nova Serra das Araras contará com 24 viadutos que terão quatro faixas em cada sentido, prometendo reduzir o tempo de viagem e aprimorar a segurança dos motoristas.
Ao melhorar o traçado e oferecer um caminho mais sutil, a reforma visa diminuir o número de acidentes no trecho de oito quilômetros entre Piraí e Paracambi, no sentido São Paulo-Rio de Janeiro. Atualmente, apenas duas faixas estão disponíveis em cada sentido, mas com a conclusão das obras, serão quatro em cada direção. A previsão é de que oito viadutos sejam entregues no primeiro trimestre de 2027, agilizando o fluxo de veículos.
A nova estrutura da Serra das Araras beneficiará principalmente as supercargas, que terão mais facilidade para transitar na região. Com a duplicação das pistas, será possível manter o fluxo de veículos sem interrupções, inclusive durante o transporte das vigas de até 41,8 metros de comprimento. Atualmente, o tráfego é interrompido momentaneamente para a passagem de cargas pesadas, o que não será mais necessário com a conclusão das obras.
Além da melhoria na mobilidade, a nova Serra das Araras terá um custo estimado de R$ 1,5 bilhão e contará com acostamento em todo o percurso. O aumento da velocidade máxima permitida de 40 km/h para 80 km/h também está previsto, proporcionando uma viagem mais rápida e segura para os motoristas que utilizam a rodovia.
A obra envolve a produção e instalação de vigas de concreto, a remoção de rochas e a construção de novas pistas para substituir o traçado original de 1928. Até o momento, 370 mil metros cúbicos de rocha foram retirados do caminho, sendo reaproveitados para aterrar áreas durante a construção.
A Serra das Araras, que supera um desnível de 400 metros e tem parte importante do seu tráfego composto por veículos pesados, transporta anualmente cerca de 43,96 toneladas de carga. Com a conclusão das obras, a região terá uma estrutura mais moderna e segura, contribuindo para a melhoria da mobilidade e redução de acidentes na rodovia.
Fonte: InfoMoney
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