Rio de Janeiro estabelece que a emissão de NFS-e nacional será obrigatória a partir de 2026

RJ adota Nota Fiscal Nacional para ISS a partir de 2026

A Secretaria Municipal de Fazenda do Rio de Janeiro anunciou que, a partir de 1º de janeiro de 2026, os contribuintes do Imposto Sobre Serviços (ISS) da cidade deverão emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) seguindo o padrão nacional.

Essa mudança é resultado da Reforma Tributária e tem como objetivo simplificar, padronizar e reduzir os custos de conformidade para as empresas estabelecidas no município do Rio de Janeiro.

Segundo a Prefeitura, a emissão das notas se dará exclusivamente por MEIo do emissor nacional, disponível no site do GOV.BR, não sendo mais possível utilizar o sistema da Nota Carioca. Empresas que possuem sistemas próprios para emissão de notas fiscais terão que se adaptar para utilizar o emissor nacional até a data estabelecida.

Os Microempreendedores Individuais (MEI) já utilizam o Emissor Nacional desde 2023, sendo uma prática que será estendida a todos os contribuintes a partir de 2026.

Durante o período de transição, a Nota Carioca permanecerá disponível apenas para consultas, cancelamentos e substituições de notas. Novas notas não poderão ser emitidas através desse sistema a partir de janeiro de 2026. Os créditos gerados pela Nota Carioca até dezembro de 2025 permanecerão válidos até setembro de 2027.

Para auxiliar nesse processo de transição, a Prefeitura do Rio disponibilizará suporte adicional através do e-mail [email protected] Além disso, os contribuintes terão acesso a manuais, instruções e ambiente de testes no site para esclarecer dúvidas e realizar as adaptações necessárias.

Fonte: Jornal Contábil

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.