Receita Federal prepara lançamento de novas APIs gratuitas da Central de Serviços Digitais em teste piloto

Receita Federal disponibilizará APIs da CBS em novembro

A Receita Federal anunciou que a partir de novembro de 2025 disponibilizará as primeiras APIs gratuitas do sistema da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Essas ferramentas funcionarão em um ambiente piloto, permitindo a integração automática entre os sistemas dos contribuintes e os da administração tributária.

A CBS, que substituirá o PIS e a Cofins, incidirá de forma ampla sobre bens e serviços, enquanto o IBS, tributo estadual, terá alíquotas uniformes aplicadas no local do consumo. Isso corrigirá desigualdades regionais na arrecadação. A implementação da CBS e do IBS unificará PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS, simplificando a estrutura tributária no Brasil.

De acordo com o gerente do programa de reforma tributária na Receita Federal, Marcos Flores, as APIs da CBS permitirão conexões “máquina a máquina” que estarão prontas quando o sistema entrar em operação efetiva. Essa iniciativa possibilitará um salto na operacionalização das obrigações tributárias dos contribuintes, aumentando a produtividade da economia.

Flores também ressaltou que a ação representa um avanço significativo rumo à Administração Tributária 3.0, modelo proposto pela OCDE para modernizar e tornar mais colaborativa a relação entre o fisco e os contribuintes, facilitando o cumprimento das obrigações fiscais e a gestão tributária digital.

Automação tributária com as APIs da CBS

A disponibilização das APIs gratuitas da CBS traz oportunidades para contadores e empresas automatizarem processos tributários, reduzindo o tempo gasto em atividades manuais e conferências de dados. Essa fase piloto permitirá que os profissionais testem integrações diretas entre seus sistemas e o da Receita, antecipando ajustes e processos antes da entrada em operação definitiva do novo tributo.

A unificação de diversos Impostos por MEIo da CBS e do IBS impacta estrategicamente os escritórios de contabilidade. Com alíquotas uniformes e maior previsibilidade no cálculo de Tributos, será possível planejar operações fiscais e financeiras com mais precisão, fortalecendo a atuação consultiva dos contadores junto aos clientes.

Além de aumentar a produtividade, a implementação das APIs da CBS aproxima o Brasil dos princípios da Administração Tributária 3.0, promovendo um relacionamento mais colaborativo e transparente entre o Fisco e os contribuintes. Escritórios contábeis que adotarem a tecnologia desde o início poderão se posicionar de forma competitiva, oferecendo soluções automatizadas e seguras que agregam valor à gestão fiscal das empresas.

Essas mudanças representam um avanço na modernização da gestão tributária no país, tornando-a mais eficiente e colaborativa entre os diferentes atores envolvidos. A utilização das APIs da CBS traz a possibilidade de alavancar a automação dos processos fiscais, trazendo benefícios tanto para os contribuintes quanto para a administração tributária.

Conclusão

A disponibilização das APIs da CBS pela Receita Federal em novembro representa um passo importante na modernização e automação dos processos tributários no Brasil. Essa iniciativa proporcionará aos contribuintes e aos escritórios contábeis a oportunidade de agilizar operações, reduzir erros e aumentar a eficiência na gestão fiscal. A implementação das APIs da CBS reflete o compromisso com a inovação e a simplificação dos processos tributários, contribuindo para um ambiente mais favorável aos negócios e para a melhoria da relação entre fisco e contribuintes.

Fonte: Jornal Contábil

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.