Pagamento do lote da malha fina de novembro será efetuado na sexta-feira (28)!

Receita Federal paga lote da malha fina nesta sexta-feira

Cerca de 214.310 contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram suas pendências com o Fisco receberão o lote da malha fina nesta sexta-feira, 28 de novembro. O pagamento totalizará R$ 494,09 milhões, sendo que R$ 296,95 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade no reembolso.

Critérios para prioridade na restituição

Dentre os beneficiados com prioridade estão 138.164 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e selecionaram o Pix como forma de restituição. Além disso, contribuintes de 60 a 79 anos, professores, pessoas com deficiência ou doença grave e maiores de 80 anos também terão prioridade no recebimento.

Restituição para contribuintes sem prioridade

Outros 30.867 contribuintes que regularizaram suas pendências e saíram da malha fina também receberão a restituição. A consulta aos lotes pode ser realizada no site da Receita Federal desde o dia 21 de novembro, através do serviço “Meu Imposto de Renda”.

Formas de consulta e recebimento

Os pagamentos serão efetuados nas contas ou chaves Pix de CPF informadas na declaração do Imposto de Renda. Caso haja algum problema com o depósito, o contribuinte deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar pendências e realizar correções.

Procedimentos no caso de conta desativada

Se a restituição não for depositada devido a problemas na conta informada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Após esse período, o contribuinte deverá solicitar a restituição pelo Portal e-CAC, seguindo as orientações disponíveis para agendamento do crédito.

Não resgate da restituição

Caso o valor não seja resgatado após um ano, será necessário requerer a restituição pelo Portal e-CAC. O contribuinte deverá acessar o menu “Declarações e Demonstrativos” e seguir as instruções para solicitar a restituição não retirada na rede bancária.

Conclusão

Com a liberação do lote da malha fina de novembro, a Receita Federal beneficiará mais de 214 mil contribuintes que regularizaram suas pendências. O fluxo de pagamentos visa a compensar os contribuintes que cumpriram com suas obrigações fiscais, oferecendo prioridade de restituição para grupos específicos e orientações claras para situações de problemas no recebimento.

Fonte: G1 Economia

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.