Operação Limpa Trilhos da Receita Federal impulsiona rapidez nas restituições aos contribuintes

Receita Federal Acelera Análise de Pedidos de Restituição e Compensação

A Receita Federal do Brasil (RFB) divulgou a continuidade da Operação Limpa Trilhos em setembro de 2025. A iniciativa visa agilizar a análise de pedidos de restituição e declarações de compensação de créditos tributários decorrentes de pagamentos feitos de forma indevida ou em excesso.

Segundo a RFB, a operação já processou cerca de 25 mil solicitações, totalizando mais de R$ 1,1 bilhão em créditos analisados. Após essa etapa, os valores serão pagos aos contribuintes, descontando as compensações aplicáveis, com previsão de pagamento para o dia 21 de novembro de 2025.

Prioridade para Contribuintes do Receita Sintonia

Dentre as 25 mil solicitações analisadas, 2.550 correspondem a contribuintes que possuem o certificado A+ no programa Receita Sintonia. Esse programa reconhece empresas e pessoas físicas com histórico de cumprimento voluntário e transparente das obrigações tributárias. Esses pedidos totalizam mais de R$ 100 milhões em créditos.

Objetivo da Operação Limpa Trilhos

A Operação Limpa Trilhos tem como foco reduzir o tempo de análise de pedidos de restituição e compensação tributária. Através da digitalização dos processos e do uso de ferramentas automatizadas, a Receita busca aumentar a eficiência administrativa e a segurança jurídica no processamento dos créditos reconhecidos.

O objetivo é proporcionar uma resposta mais rápida para os contribuintes, evitando a acumulação de demandas e melhorando o fluxo de compensações.

Restituição e Compensação Tributária

Os pedidos de restituição e declarações de compensação permitem que o contribuinte recupere valores pagos de forma indevida ou em excesso à Receita Federal. A compensação ocorre quando esses créditos são utilizados para quitar outros débitos tributários federais, enquanto a restituição implica o reembolso direto ao contribuinte.

Pagamentos e Próximos Passos

Conforme o cronograma divulgado pela Receita, as restituições referentes aos créditos processados na operação devem ser realizadas até o dia 21 de novembro de 2025. Os contribuintes poderão acompanhar a situação de seus pedidos através do Portal e-CAC, no serviço “Restituição e Compensação” disponível no site oficial da Receita Federal.

A Receita Federal destaca que as ações da Operação Limpa Trilhos continuarão nos próximos meses, visando diminuir o número de pedidos pendentes e fortalecer a confiança entre o fisco e os contribuintes.

Fonte: Agência Brasil

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.