Indústria tem queda de 1,3% no faturamento real em setembro, aponta levantamento da CNI

Faturamento da indústria tem queda de 1,3% em setembro, aponta pesquisa

O faturamento real da indústria de transformação apresentou uma redução de 1,3% em setembro em comparação com o mês de agosto, de acordo com a pesquisa Indicadores Industriais divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os dados, ajustados para eliminar efeitos sazonais, revelam uma desaceleração do setor.

A especialista Larissa Nocko, da CNI, destaca que essa queda no faturamento está relacionada aos efeitos dos juros sobre o crédito, que se tornou mais caro e de difícil acesso para os consumidores. Além disso, a competição de produtos importados tem conquistado uma parcela significativa do mercado nacional, contribuindo para a diminuição do dinamismo da indústria.

Impacto nos indicadores de emprego e salário

Na mesma linha, o índice de emprego na indústria teve uma diminuição de 0,2% em setembro em relação a agosto, enquanto a massa salarial real registrou uma queda de 0,5%. O rendimento médio real dos trabalhadores também caiu 0,3% no período analisado. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) apresentou recuo de 0,4 ponto percentual, atingindo 77,9%.

Por outro lado, as horas trabalhadas na produção tiveram um leve aumento de 0,1% em setembro.

Comparação com o ano anterior e acumulado de 2025

No comparativo anual, em relação a setembro de 2024, o faturamento real da indústria teve uma redução de 3,2%, sem ajustes sazonais. A UCI caiu 2,1 pontos percentuais, chegando a 79,4%. O rendimento médio real recuou 4,4%, a massa salarial real em 3,4%, enquanto as horas trabalhadas na produção aumentaram 0,6% e o índice de emprego cresceu 1,1%.

Já no acumulado do ano, o faturamento real da indústria registra um aumento de 2,1%. As horas trabalhadas na produção cresceram 1,3%, o índice de emprego teve alta de 2,0%. No entanto, a massa salarial real apresentou queda de 2,4%, e o rendimento médio real teve uma redução de 4,4%.

Diante desses números, a indústria enfrenta desafios decorrentes do contexto econômico, marcado pelo aumento dos juros e concorrência mais acirrada de produtos importados. A CNI reforça a importância de políticas que estimulem o crescimento do setor e a retomada do dinamismo da indústria nacional.

Fonte: CNN Brasil

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.