Haddad busca cumprir meta de inflação em 2025
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mencionou que a inflação está em queda e que, possivelmente ainda em 2025, o índice ficará dentro da meta estipulada. A meta de inflação é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
Haddad destacou que o Banco Central tem feito sua parte para controlar a inflação, ressaltando que a taxa de juros atualmente está em níveis considerados altos por alguns. O presidente do BC, Gabriel Galípolo, mencionou anteriormente que as expectativas de inflação ainda não convergiram para a meta até 2028, de acordo com o boletim Focus.
Previsão de menor inflação em 2025
O ministro Haddad indicou que a inflação deste ano provavelmente será menor ou igual à do ano passado, e há expectativas de que fique dentro da banda estipulada. Ele ainda previu que, durante o mandato do presidente Lula, a inflação em quatro anos será a menor da série histórica desde o Plano Real.
Destacando uma agenda de desigualdade, Haddad reiterou que o projeto de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil busca promover justiça tributária. Ele expressou confiança na aprovação do projeto no Senado, ressaltando a importância de combater a desigualdade no país.
Projeto do IR segue para apreciação no Senado
Na última quarta-feira, o plenário da Câmara aprovou o projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda de forma unânime. Agora, o texto segue para a apreciação dos senadores. Haddad destacou a neceassidade de resultados econômicos mais equitativos para a sociedade brasileira e demonstrou confiança na aprovação do projeto pelo Senado.
A simpatia do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em relação ao projeto do IR foi destacada por Haddad, indicando expectativas positivas em relação à decisão dos senadores. A aprovação do texto pela Câmara, com forte apoio de diversas bancadas, incluindo a oposição, sinaliza um avanço na pauta da justiça tributária no Brasil.
Conclusão
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prevê que a inflação em 2025 se mantenha dentro da meta estabelecida, com esforços para controlar o índice e promover equidade econômica no país. O projeto de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil avançou na Câmara e agora aguarda avaliação do Senado, com expectativas de continuidade no processo legislativo em busca de resultados mais justos para a sociedade brasileira.
Fonte original: Valor Econômico
Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.
