O Fundo Monetário Internacional (FMI) lançou um alerta sobre o risco do governo do Reino Unido perder o rumo em relação às metas estabelecidas para a recuperação das Finanças públicas do país. O FMI pediu à ministra das Finanças, Rachel Reeves, que adote medidas fiscais ou de gastos para garantir mais margem de manobra nesse cenário.
De acordo com o FMI, as mudanças implementadas por Reeves nos planos de redução do déficit governamental aumentaram a credibilidade e eficácia da política fiscal britânica. Entretanto, o Fundo ressaltou que os riscos para essa estratégia precisam ser gerenciados com cautela, especialmente em um contexto global incerto e com limitações no espaço fiscal disponível.
O Fundo alertou que, caso o crescimento econômico desaponte ou ocorram choques nas taxas de juros, as regras fiscais estabelecidas podem ser facilmente violadas. Além disso, o FMI destacou a importância de evitar mudanças excessivamente frequentes na política fiscal e de gastos, sugerindo a criação de mais espaço fiscal para que Reeves possa ajustar suas metas de maneira eficaz.
Em resposta ao relatório do FMI, a ministra Rachel Reeves enfatizou que o Fundo apoiou suas decisões para impulsionar a recuperação econômica do Reino Unido e que seus planos estão prontos para enfrentar os desafios econômicos herdados, diante dos obstáculos globais.
Atualmente, Reeves está sob pressão para aumentar a arrecadação de Impostos neste ano, a fim de manter a trajetória correta para cumprir as metas estabelecidas no orçamento. Medidas como o aumento das contribuições para a seguridade social pagas pelos empregadores já foram adotadas, juntamente com outras ações para impulsionar a receita no final de 2024.
Essa análise do FMI ressalta a importância de uma gestão financeira criteriosa e equilibrada por parte do governo britânico, para garantir a estabilidade econômica e o cumprimento das metas fiscais estabelecidas para a recuperação pós-pandemia. Com um ambiente global incerto e desafios econômicos persistentes, a revisão constante e a adaptação das políticas fiscais são essenciais para mitigar os riscos de desequilíbrios financeiros e manter a sustentabilidade das contas públicas do Reino Unido.
Fonte original: Estadão
Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.
