Estudo aponta para aumento de 61,5% na safra de soja do Brasil com avanço em áreas de pastagens

Brasil pode aumentar safra de soja em 61,5%

Uma projeção da Consultoria Agro do Itaú BBA aponta que a safra de soja do Brasil poderia aumentar em 61,5% em comparação com a temporada anterior. Isso representaria aproximadamente 275 milhões de toneladas do grão, considerando o possível avanço do cultivo sobre pastagens com potencial para serem convertidas em lavouras.

O ganho adicional estimado seria do dobro da safra atual da Argentina, terceiro maior produtor mundial de soja, ficando atrás apenas do Brasil e dos Estados Unidos.

Oportunidade de uso eficiente da terra

A pesquisa destaca que o Brasil possui uma das maiores áreas de pastagens do mundo, o que abre oportunidades para um uso mais eficiente da terra através da agricultura. A estimativa da Consultoria Agro do Itaú BBA aponta um potencial de produção adicional de cerca de 105 milhões de toneladas de soja em comparação com o recorde anterior de aproximadamente 170 milhões de toneladas.

Conversão de pastagens em lavouras

A conversão de pastagens em lavouras é considerada um dos principais impulsionadores da expansão agrícola no Brasil. Segundo a Embrapa, aproximadamente 28 milhões de hectares de pastos, o equivalente a cerca de 17% da área total de pastagens do país, têm potencial para serem convertidos em lavouras.

Potencial da região Centro-Oeste

A região Centro-Oeste do Brasil é a que mais contribui para o potencial de conversão de pastagens em lavouras, devido à sua extensa área de pastagens que apresenta maior potencial de transformação. Além disso, estados como Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia também são citados no estudo como locais com potencial para essa conversão.

Aumento na produção de milho

Considerando que o milho no Brasil é cultivado principalmente na segunda safra, após a colheita da soja, a Consultoria Agro do Itaú BBA estima um potencial aumento de 58% na produção em relação à última temporada, chegando a cerca de 144 milhões de toneladas. Isso seria impulsionado pelo avanço da área plantada na segunda safra, que poderia crescer em 10,2 milhões de hectares.

Essas projeções e estimativas indicam um cenário promissor para a produção de soja e milho no Brasil, com o aproveitamento de áreas de pastagens para ampliar a produção agrícola do país.

Fonte: Valor Econômico

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.