Entrada em Vigor dos Protocolos ICMS 34 a 37/2025: O Que Muda?

Confaz publica novos Protocolos sobre ICMS

Nesta segunda-feira, o Diário Oficial da União divulgou o Despacho Confaz nº 31/2025, trazendo os Protocolos ICMS nº 34 a 37/2025, que abordam benefícios fiscais e substituição tributária. As medidas foram anunciadas pelo Secretário-Executivo do Confaz, com base em deliberação da 201ª Reunião Ordinária da Cotepe/ICMS.

Protocolo nº 34/2025 no setor de petróleo

O Protocolo nº 34/2025 traz alterações no Protocolo ICMS nº 64/2015, que envolve remessas de petróleo bruto, combustíveis derivados e nafta petroquímica para exportação. Novos estabelecimentos foram incluídos, como PRIO Bravo S/A e Petrogal Brasil S/A. O protocolo entrou em vigor na data de sua publicação.

Protocolo nº 35/2025 para o café cru

O Protocolo nº 35/2025 exclui o Estado de Mato Grosso do Protocolo ICMS nº 7/1990, que trata da base de cálculo do Imposto sobre café cru. A medida entrou em vigor imediatamente após a publicação no DOU.

Protocolo nº 36/2025 sobre a remessa de soja

O Protocolo nº 36/2025 aborda a remessa de soja em grão de Goiás para industrialização em São Paulo, com suspensão do ICMS, envolvendo empresas como Cargill Novos Horizontes Ltda. e Granol Agrícola Ltda. O acordo vigora até 31 de dezembro de 2028.

Protocolo nº 37/2025 na substituição tributária de bebidas

O Protocolo nº 37/2025 altera o Protocolo ICMS nº 11/1991 em operações com cervejas, refrigerantes, água mineral e gelo, excluindo a base de cálculo em determinadas situações para os Estados de Alagoas e Rio de Janeiro. A norma entrou em vigor na data da publicação.

Benefícios fiscais e substituição tributária

O benefício fiscal corresponde a reduções do ônus tributário, como o Programa de Alimentação do Trabalhador e incentivos à inovação tecnológica. Já a substituição tributária transfere a responsabilidade do recolhimento do Imposto entre contribuintes, podendo variar em operações internas e interestaduais.

Os Protocolos ICMS nº 34 a 37/2025 trazem mudanças significativas em setores como combustíveis, café, soja e bebidas, além de ajustes em benefícios fiscais e na substituição tributária. As empresas devem se atentar a essas novas regras para se manterem em conformidade com a legislação tributária.

Fonte: Receita Federal

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.