Apuração de dados de emprego de julho pelo IBGE sofre atraso de 18 dias devido a problema técnico

Problema técnico atrasa divulgação de dados de emprego

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comunicou a ocorrência de problemas técnicos que irão postergar a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, responsável por apontar a taxa de desocupação no país. Em vez de serem conhecidos em 29 de agosto, os dados de desemprego referentes ao trimestre encerrado em julho serão divulgados somente em 16 de setembro.

De acordo com a Diretoria de Pesquisa do IBGE, ajustes e correções de inconsistências tecnológicas no processo de transmissão das informações foram necessários, o que acarretou na alteração do cronograma de coleta de campo do mês de julho de 2025. O fechamento do banco de coleta, que estava previsto para a primeira semana de agosto, foi adiado para a segunda semana do mês, resultando na necessidade de reprogramação de todas as etapas de produção após o encerramento da coleta de campo.

Retrato do mercado de trabalho e método de coleta

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua visita 211 mil domicílios em 3,5 mil municípios de todos os estados e do Distrito Federal a cada trimestre. Representando a principal pesquisa sobre mercado de trabalho no país, a Pnad coleta informações de pessoas com 14 anos ou mais de idade, considerando diversas formas de trabalho, como empregos com ou sem carteira assinada, temporários e por conta própria.

Segundo critérios do IBGE, apenas é considerada desocupada a pessoa que efetivamente está em busca de emprego, diferenciando-se assim do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, que se restringe a dados relacionados a trabalhadores com carteira assinada.

Calendário e próximas divulgações

O atraso na pesquisa relativa ao trimestre móvel encerrado em julho não impactará o cronograma dos demais trimestres. O IBGE mantém a divulgação da Pnad Contínua Trimestral para a próxima sexta-feira, 15 de agosto. Enquanto a Pnad Mensal traz dados dos trimestres móveis mensalmente, a pesquisa trimestral oferece informações específicas sobre os trimestres fixos, com análises detalhadas relacionadas a sexo, idade, nível de instrução e cor.

Resultado recorde em junho

Na mais recente divulgação da Pnad Contínua Mensal, referente ao trimestre encerrado em junho, foi registrado que o Brasil apresentou uma taxa de desemprego de 5,8%, a menor já registrada desde o início da série histórica em 2012. Esse resultado positivo reforça a importância da análise contínua do mercado de trabalho para compreender e auxiliar no desenvolvimento econômico do país.

Fonte: InfoMoney

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.