Goldman Sachs projeta três cortes de juros nos EUA até o final do ano
De acordo com o relatório do Goldman Sachs, o Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos prevê realizar três cortes consecutivos de 25 pontos-base na taxa de juros a partir de setembro, seguindo em outubro e dezembro. A previsão é de um total de 75 pontos-base de redução até o final de 2025.
Os analistas apontam que os sinais de desaceleração econômica e enfraquecimento no mercado de trabalho estão abrindo espaço para o início de um ciclo de afrouxamento monetário. Dados recentes revelam que o crescimento econômico nos EUA está próximo da estagnação, com um crescente número de empregos a cada mês.
Segundo o relatório, a taxa de desemprego nos EUA aumentou de 4,1% no primeiro trimestre para 4,248% em julho, enquanto o crescimento mensal de empregos declinou significativamente de 206 mil para apenas 28 mil no mesmo período. A estimativa do Goldman Sachs aponta para a necessidade de cerca de 90 mil novos empregos por mês para equilibrar o mercado de trabalho.
Além disso, dados mais fracos em julho e revisões nos números de maio e junho pelo Bureau of Labor Statistics contribuíram para a revisão nas projeções econômicas. O relatório observa que revisões negativas nos dados de emprego costumam ocorrer em momentos de enfraquecimento econômico.
Cenário econômico e perspectivas para o mercado de trabalho
O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu apenas 1,2% no primeiro semestre de 2025, abaixo das estimativas do Goldman Sachs. A desaceleração na atividade econômica tem sido atribuída a fatores como consumo lento, menor renda disponível e impacto das tarifas sobre os preços finais.
O setor da construção também tem apresentado um ritmo mais fraco, refletindo a redução na formação de domicílios devido a questões como menor imigração e crescimento populacional mais contido.
Jerome Powell, presidente do Fed, adotou um tom cauteloso em sua última coletiva, sem dar indicações claras sobre a decisão de setembro. No entanto, sua menção repetida aos riscos relacionados ao emprego reforça a expectativa de cortes de juros. O Goldman Sachs projeta outros dois cortes no primeiro semestre de 2026, não descartando a possibilidade de um corte maior caso os dados de emprego de agosto mostrem um aumento na taxa de desemprego.
Expectativas de mudanças na liderança do Fed
Com o fim do mandato de uma das governadoras do Fed, especula-se sobre a possibilidade de uma nomeação por parte de Trump ainda nesta semana. Caso a confirmação seja rápida, o novo membro poderá participar da reunião de setembro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc). A escolha ganha destaque devido ao potencial de substituir Jerome Powell na presidência do banco central, uma vez que seu mandato termina em maio de 2026.
A sucessão no Fed tornou-se um ponto de interesse no mercado, com a possibilidade de novas nomeações e potenciais mudanças na política monetária nos próximos meses. A expectativa é de um cenário de cortes de juros e medidas para estimular a economia diante dos desafios atuais.
Fonte: Estadão
Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.
