Comissão Especial dá passo importante ao aprovar projeto que desobriga pagamento de IPVA para carros com mais de duas décadas.

Comissão aprova isenção de IPVA para veículos com 20 anos ou mais

A Comissão Especial aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que isenta do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) os veículos terrestres com 20 anos ou mais de fabricação. A medida segue agora para análise no Plenário da Câmara dos Deputados.

O IPVA é um tributo estadual obrigatório para quem possui veículos automotores, como carros, motos e caminhões. Com a nova proposta, carros de passeio, caminhonetes e veículos mistos com 20 anos ou mais serão isentos do Imposto. No entanto, micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques não estão inclusos na medida.

De acordo com o relator da PEC, deputado Euclydes Pettersen, a proposta visa uniformizar a isenção do IPVA para carros antigos, seguindo a prática de diversos estados que já adotam essa medida. A mudança tem o objetivo de evitar diferenças na cobrança do Imposto em todo o país.

A PEC, de autoria do senador Cleitinho, já foi aprovada no Senado e deve impactar principalmente estados que ainda não concedem o benefício, como Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina.

Ampliação do IPVA na última reforma tributária

A última reforma tributária aprovada pelo Congresso ampliou a cobrança do IPVA para incluir veículos aéreos e aquáticos. No entanto, alguns desses veículos, como tratores, máquinas agrícolas e barcos de pesca, mantiveram a imunidade tributária.

Atualmente, a Constituição Federal isenta de IPVA aeronaves agrícolas, embarcações autorizadas para transporte aquaviário, pessoas ou empresas que praticam pesca, plataformas móveis em águas territoriais e zonas econômicas exclusivas com fins econômicos, tratores e máquinas agrícolas.

Conclusão

A proposta de isenção do IPVA para veículos com 20 anos ou mais de fabricação é uma medida que visa harmonizar a cobrança do Imposto em todo o país, seguindo a prática de diversos estados que já adotam essa isenção. A mudança, que agora será analisada pelo Plenário da Câmara dos Deputados, poderá beneficiar proprietários de carros antigos em diferentes regiões do Brasil, caso seja aprovada.

Fonte: Receita Federal

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.