Serra das Araras: a transformação que promete revolucionar o trecho mais perigoso da Dutra

Nova Serra das Araras promete acabar com trecho perigoso da Dutra

Metade das obras de reforma na Serra das Araras, que faz parte da Rodovia Presidente Dutra, já foi concluída. O projeto é uma iniciativa da concessionária CCR RioSP e tem previsão de término para 2027, dois anos antes do prazo estipulado. A nova Serra das Araras contará com 24 viadutos que terão quatro faixas em cada sentido, prometendo reduzir o tempo de viagem e aprimorar a segurança dos motoristas.

Ao melhorar o traçado e oferecer um caminho mais sutil, a reforma visa diminuir o número de acidentes no trecho de oito quilômetros entre Piraí e Paracambi, no sentido São Paulo-Rio de Janeiro. Atualmente, apenas duas faixas estão disponíveis em cada sentido, mas com a conclusão das obras, serão quatro em cada direção. A previsão é de que oito viadutos sejam entregues no primeiro trimestre de 2027, agilizando o fluxo de veículos.

A nova estrutura da Serra das Araras beneficiará principalmente as supercargas, que terão mais facilidade para transitar na região. Com a duplicação das pistas, será possível manter o fluxo de veículos sem interrupções, inclusive durante o transporte das vigas de até 41,8 metros de comprimento. Atualmente, o tráfego é interrompido momentaneamente para a passagem de cargas pesadas, o que não será mais necessário com a conclusão das obras.

Além da melhoria na mobilidade, a nova Serra das Araras terá um custo estimado de R$ 1,5 bilhão e contará com acostamento em todo o percurso. O aumento da velocidade máxima permitida de 40 km/h para 80 km/h também está previsto, proporcionando uma viagem mais rápida e segura para os motoristas que utilizam a rodovia.

A obra envolve a produção e instalação de vigas de concreto, a remoção de rochas e a construção de novas pistas para substituir o traçado original de 1928. Até o momento, 370 mil metros cúbicos de rocha foram retirados do caminho, sendo reaproveitados para aterrar áreas durante a construção.

A Serra das Araras, que supera um desnível de 400 metros e tem parte importante do seu tráfego composto por veículos pesados, transporta anualmente cerca de 43,96 toneladas de carga. Com a conclusão das obras, a região terá uma estrutura mais moderna e segura, contribuindo para a melhoria da mobilidade e redução de acidentes na rodovia.

Fonte: CNN Brasil

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

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