Fabricantes chinesas de veículos no Brasil negam impacto da escassez de chips no setor automotivo

Montadoras chinesas no Brasil garantem abastecimento de chips

Montadoras chinesas atuantes no mercado brasileiro, BYD e GWM, afirmam que não serão afetadas pela crise na cadeia de fornecimento de semicondutores. As empresas recebem os chips diretamente de suas matrizes na China, o que garante o abastecimento desses componentes essenciais para diferentes funções dos veículos.

Enquanto a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) alertou para o risco de paralisação na produção de veículos no Brasil devido à escassez de semicondutores, as montadoras chinesas BYD e GWM asseguram que não correm esse risco, pois recebem seus chips diretamente da matriz.

A GWM, por exemplo, inaugurou sua produção local de veículos em agosto na antiga unidade da Ford, em São Paulo. A empresa também fechou parcerias e investimentos para garantir o abastecimento de chips, incluindo parceria com a fabricante chinesa Horizon Robotics para funções de IA nos veículos.

Por sua vez, a BYD iniciou sua produção em Camaçari, utilizando sua forte estratégia de integração vertical na produção dos componentes essenciais, o que garante o abastecimento de semicondutores. A empresa também assinou acordo de investimento estratégico com a Xiaomi Changjiang Industry Fund para ampliar pesquisas e desenvolvimento na fabricação de chips.

Enquanto isso, a unidade chinesa da Nexperia retomou o fornecimento de semicondutores para distribuidores locais, após a China impor restrições às exportações de componentes eletrônicos devido a disputas de propriedade intelectual. Essas restrições afetaram a produção em fábricas automotivas na Europa, que utilizam em média de 1 mil a 3 mil chips por veículo.

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica e a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos informaram que seus associados ainda não relataram falta de chips, mesmo diante das recentes tensões geopolíticas que afetam a cadeia de fornecimento de semicondutores.

Dessa forma, as montadoras chinesas BYD e GWM se destacam no cenário brasileiro por garantir o abastecimento de chips diretamente de suas matrizes na China, minimizando os impactos da crise global na cadeia de fornecimento de semicondutores, que afeta diversas indústrias, incluindo a automotiva.

Fonte: InfoMoney

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

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