Líderes no Brasil deixam escapar oportunidades de negócio com tecnologia inclusiva

Tecnologia limitando a inclusão digital no Brasil

Um relatório da Galileo Financial Technologies revelou que a maioria dos líderes de tecnologia no Brasil enfrentam dificuldades devido aos sistemas legados existentes em suas organizações. A falta de tecnologia verdadeiramente inclusiva tem impactado diretamente nos negócios, com 55,4% dos líderes brasileiros apontando perdas de oportunidades de negócio devido a essa questão. Além disso, 25% desses líderes estimam prejuízos que chegam a 20% ou mais. O Índice de Inclusão Técnica da Galileo destaca a conexão direta entre a infraestrutura técnica das empresas e sua capacidade de atingir novos segmentos de clientes, apontando as barreiras tecnológicas e técnicas que impedem o crescimento e a inovação.

Desafios tecnológicos no Brasil e nos EUA

O estudo realizado em agosto de 2025 pela Galileo entrevistou mais de 600 CTOs e CIOs nas Américas e nos Estados Unidos, abrangendo países como Argentina, Colômbia, México e Brasil. Os principais desafios tecnológicos apontados foram problemas de compatibilidade entre sistemas legados, questões de segurança cibernética, conformidade e resistência à mudança na cultura das empresas. Setores como financeiro, TI, varejo, hotéis e serviços de alimentação, e viagens/hospitalidade foram os focos da pesquisa devido à sua importância nas transações financeiras e na inclusão financeira.

Diferenças entre América Latina e Estados Unidos

O relatório destacou que 70,7% dos líderes de tecnologia brasileiros enfrentam preocupações com vulnerabilidades de segurança que atrasam os esforços de inclusão tecnológica. Além disso, 65,6% apontaram dificuldades na integração de novos recursos inclusivos devido a problemas nos sistemas existentes. Enquanto os líderes latino-americanos estão mais conscientes das barreiras técnicas, a cultura corporativa nos EUA está mais alinhada em combinar inclusão e tecnologia para impulsionar o progresso futuro.

Priorização da inclusão tecnológica

O relatório apontou que nos Estados Unidos, 74,8% dos entrevistados acreditam que suas empresas priorizarão a inclusão em futuros esforços de modernização tecnológica, comparado a 68,9% na América Latina. No entanto, quando comparados diretamente, 35,9% dos respondentes brasileiros afirmaram que a priorização é “muito provável”, em comparação com 35% nos EUA. Esses dados sugerem uma maior conscientização e priorização da inclusão digital futura nos Estados Unidos em comparação com a América Latina.

Conclusão e perspectivas

O diretor de negócios da Galileo Financial Technologies, Abdul Assal, ressaltou a importância do relatório como um passo inicial para melhorar a inclusão financeira e digital em ambos os continentes. Com desafios únicos em cada país, o intercâmbio de informações e aprendizados entre líderes de tecnologia é essencial para superar as barreiras identificadas. A expectativa é que a conscientização sobre a importância da inclusão tecnológica cresça e que novas soluções ousadas sejam desenvolvidas para atender a todos os clientes de forma mais abrangente e inclusiva.

Este artigo destaca os principais desafios, descobertas e perspectivas revelados pelo Índice de Inclusão Técnica da Galileo, fornecendo insights valiosos para líderes de tecnologia na América Latina e nos Estados Unidos. A busca por soluções inovadoras e inclusivas é fundamental para impulsionar o crescimento e a competitividade das empresas em um cenário cada vez mais digital e tecnológico.

Fonte: Receita Federal

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.