Tarifas de importação de Trump preocupam exportação de 77 mil toneladas de frutas do Brasil para os Estados Unidos

A imposição de uma nova tarifa de 50% pelos Estados Unidos está ameaçando a exportação de aproximadamente 77 mil toneladas de frutas brasileiras para o mercado norte-americano. A medida, que entra em vigor em 1º de agosto, já impactou a suspensão de embarques e, em especial, põe em risco a produção de manga, uma das principais frutas exportadas pelo Brasil para os EUA.

De acordo com a GloboNews, entre os volumes afetados estão 36,8 mil toneladas de manga, 18,8 mil toneladas de frutas processadas, como açaí, além de uvas e outras variedades. A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) estima que essa quantidade seria suficiente para abastecer por um ano cidades como Salvador, Manaus e Recife.

O Vale do São Francisco, principal região produtora de manga no Brasil, é um dos mais prejudicados pela nova tarifa. Produtores locais alertam que a imposição coincide com a janela de exportação, o que pode acarretar em perdas significativas, redução de investimentos e demissões em toda a cadeia produtiva da fruticultura brasileira. A falta de alternativas para escoar a produção agrava ainda mais a situação.

Além das frutas in natura, o setor de sucos também sofre com a medida. A exportação de suco de laranja para os EUA, que ultrapassou US$ 1,3 bilhão na safra 2024/2025, enfrenta um aumento de 533% na taxação, tornando inviável a continuidade das vendas para o segundo maior mercado consumidor do produto.

Diante desse cenário, o governo brasileiro iniciou negociações para tentar postergar a aplicação da tarifa por, pelo menos, 90 dias, visando mitigar os impactos imediatos sobre as exportações de frutas para os EUA.

Fonte: InfoMoney

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.