Indústria de carne bovina do Brasil aguarda solução para tarifas dos EUA
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) está otimista sobre a resolução das tarifas extras impostas pelos Estados Unidos à carne bovina brasileira. O presidente da Abiec, Roberto Perosa, acredita que em um prazo de 30 a 60 dias a questão estará resolvida, após o encontro entre os presidentes Lula e Donald Trump na Malásia.
As exportações de carne bovina do Brasil para os EUA, que é o segundo maior mercado para o produto brasileiro depois da China, diminuíram desde agosto, quando as taxas adicionais foram implementadas. A expectativa é de que, em breve, as tarifas extras sejam retiradas para que o fluxo comercial possa ser retomado.
Atualmente, as tarifas para a carne bovina brasileira estão em 76,4%, sendo 50% desse valor referente à taxa adicional. Anteriormente, o Brasil pagava uma alíquota de 26,4% para exportar carne bovina aos EUA.
Além da carne bovina, o Brasil também busca reduzir tarifas para outros produtos, como o café. Os EUA são os maiores consumidores mundiais e principais importadores de grãos brasileiros, o que reforça a importância das negociações em andamento.
Fonte: InfoMoney
Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.
