Setor de carne bovina brasileira vislumbra resolução rápida para impasse com Estados Unidos

Indústria de carne bovina do Brasil aguarda solução para tarifas dos EUA

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) está otimista sobre a resolução das tarifas extras impostas pelos Estados Unidos à carne bovina brasileira. O presidente da Abiec, Roberto Perosa, acredita que em um prazo de 30 a 60 dias a questão estará resolvida, após o encontro entre os presidentes Lula e Donald Trump na Malásia.

As exportações de carne bovina do Brasil para os EUA, que é o segundo maior mercado para o produto brasileiro depois da China, diminuíram desde agosto, quando as taxas adicionais foram implementadas. A expectativa é de que, em breve, as tarifas extras sejam retiradas para que o fluxo comercial possa ser retomado.

Atualmente, as tarifas para a carne bovina brasileira estão em 76,4%, sendo 50% desse valor referente à taxa adicional. Anteriormente, o Brasil pagava uma alíquota de 26,4% para exportar carne bovina aos EUA.

Além da carne bovina, o Brasil também busca reduzir tarifas para outros produtos, como o café. Os EUA são os maiores consumidores mundiais e principais importadores de grãos brasileiros, o que reforça a importância das negociações em andamento.

Fonte: InfoMoney

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.