Cooperação Global Resiliente diante de Incertezas, aponta Fórum Econômico Mundial
O Barômetro de Cooperação Global 2026 do Fórum Econômico Mundial aponta que, apesar dos desafios enfrentados pelo multilateralismo, a cooperação global tem demonstrado resiliência. No entanto, o nível de cooperação atual ainda é considerado insuficiente para lidar com desafios econômicos, de segurança e ambientais críticos.
De acordo com o relatório, embora o nível geral de cooperação tenha se mantido estável nos últimos anos, tem havido uma evolução na composição da cooperação. Arranjos colaborativos inovadores e menores estão surgindo, muitas vezes dentro e entre regiões, enquanto a cooperação por MEIo de vias multilaterais tem enfraquecido.
Cooperação Global por Pilares: Comércio, Tecnologia, MEIo Ambiente, Saúde e Segurança
O Barômetro de Cooperação Global 2026, elaborado em parceria com a McKinsey & Company, avaliou o nível de cooperação mundial em cinco pilares: comércio e capital, inovação e tecnologia, clima e capital natural, saúde e bem-estar, e paz e segurança. Destes, o pilar de paz e segurança registrou a maior queda.
Segundo o presidente e CEO do Fórum Econômico Mundial, Børge Brende, em um contexto de grande volatilidade e incerteza, a cooperação tem demonstrado sua resiliência. Brende destacou a importância de abordagens colaborativas para impulsionar o crescimento econômico, acelerar a inovação de forma responsável e enfrentar os desafios de uma era mais incerta.
ONU: Projeções Econômicas Incertas e Desafios Globais
Enquanto o Fórum Econômico Mundial destaca a resiliência da cooperação global, a ONU sinaliza um cenário econômico incerto, com desafios fiscais e tensões geopolíticas crescentes. A organização manteve a expectativa de crescimento do Brasil em 2026, mas elevou a projeção para 2025 em 0,7 ponto percentual.
Para a ONU, as tensões geopolíticas e os riscos financeiros agravam as pressões sobre a economia global, tornando-a mais vulnerável. Nesse contexto, a cooperação internacional se mostra como um elemento-chave para lidar com os desafios econômicos, ambientais e de segurança que se apresentam.
Conclusão: Desafios e Necessidade de Cooperação Global
Em MEIo a um cenário de profundas transformações e incertezas, a cooperação global tem se mostrado resiliente, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. A importância de abordagens colaborativas, inovação responsável e a superação de desafios em diversas áreas são destacadas como fundamentais para o enfrentamento dos atuais desafios globais.
No entanto, os dados apontam que ainda há uma lacuna a ser preenchida na cooperação global, especialmente em áreas como comércio, inovação, MEIo ambiente, saúde e segurança. O desafio de fortalecer a cooperação em escala mundial se mostra como um imperativo diante de um cenário cada vez mais complexo e interconectado.
Fonte original: Estadão
Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.
