Projeção do Banco Mundial aponta para fortalecimento econômico da América Latina até 2026

Banco Mundial eleva estimativa de crescimento da América Latina para 2026

O Banco Mundial revisou para cima suas previsões de crescimento econômico para a América Latina e o Caribe em 2026, projetando um crescimento de 2,5%, ante os 2,4% estimados anteriormente. A região ainda é considerada uma das de crescimento mais lento do mundo, devido a fatores como inflação persistente, alto endividamento e incertezas causadas pelas políticas tarifárias dos Estados Unidos.

Para o Brasil, as projeções de crescimento se mantiveram em 2,4% para este ano e em 2,2% para 2026. Já a estimativa de crescimento para a Argentina foi reduzida, passando de 5,5% para 4,6% em 2025 e com expectativa de desaceleração para 4% em 2026.

Cenário Econômico da América Latina

A economia da América Latina deve apresentar um crescimento de 2,3% neste ano, uma leve melhora em relação aos 2,2% registrados no ano anterior. O México, por sua vez, teve a estimativa de crescimento revisada de 0,2% para 0,5% em 2025, com projeção de aceleração para 1,4% em 2026.

O relatório do Banco Mundial destaca que os governos da região têm buscado preservar a estabilidade diante dos desafios econômicos. A vice-presidente da instituição para a América Latina e o Caribe, Susana Cordeiro Guerra, ressaltou a importância de acelerar as reformas para melhorar o ambiente de negócios e atrair investimentos privados.

Desafios e Perspectivas

A Bolívia enfrenta a perspectiva de contração econômica para este ano e o próximo, o que representa um desafio para o vencedor do segundo turno da eleição presidencial agendado para outubro. O relatório aponta que aspectos como infraestrutura deficiente, educação precária e barreiras à entrada de novas empresas estão inibindo o empreendedorismo e o crescimento das grandes companhias.

O economista-chefe do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe, William Maloney, destacou a dificuldade das empresas em contratar mais trabalhadores devido a deficiências no sistema educacional e de treinamento.

Impacto das Políticas Comerciais Globais

A incerteza em relação às políticas comerciais globais, em especial as tarifas impostas pelos Estados Unidos, tem afetado os investimentos em diversos setores. A expectativa de preços estáveis é acompanhada da dificuldade em atingir as metas de inflação e da queda mais lenta das taxas de juros na região.

O relatório do Banco Mundial destaca a necessidade de superar obstáculos estruturais e estimular a educação e a formação profissional para impulsionar o crescimento econômico e a geração de empregos na região.

Fonte: InfoMoney

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.