INSS Inicia Pagamento do 13º Salário a Novos Aposentados
O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) deu início ao pagamento do 13º salário dos aposentados na última segunda-feira (24). Podem receber a gratificação aqueles que não tiveram o adiantamento em abril e maio.
De acordo com o INSS, a previsão é que 2,3 milhões de benefícios sejam pagos, totalizando cerca de R$2,2 bilhões injetados na economia. Este pagamento contempla apenas os beneficiários que não tinham o benefício ativo em abril, quando foi feita a antecipação da primeira parcela do 13º.
Calendário Completo de Pagamento
Os primeiros a ter direito são os beneficiários que recebem um salário mínimo (R$ 1.518), conforme o número final do cartão do benefício. O cronograma de pagamentos é o seguinte:
– Finais 1 e 2: 24 de novembro
– Finais 3 e 4: 25 de novembro
– Finais 5 e 6: 26 de novembro
– Finais 7 e 6: 27 de novembro
– Finais 9 e 0: 28 de novembro
– Finais 1: 1 de dezembro
– Finais 2: 2 de dezembro
– Finais 3: 3 de dezembro
– Finais 4: 4 de dezembro
– Finais 0: 5 de dezembro
Aqueles que recebem mais de um salário mínimo começarão a receber a partir de 1º de dezembro, também de acordo com o final do cartão do benefício.
Acessando Informações e Direitos
Para consultar o valor a ser recebido, os aposentados podem acessar o site ou o aplicativo Meu INSS. Basta entrar em “extrato de pagamento” e verificar os valores disponíveis.
Têm direito à gratificação natalina os beneficiários de aposentadoria, pensão e benefícios por incapacidade, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente. No caso do auxílio-doença e do auxílio-acidente, que são temporários, o pagamento é proporcional ao número de meses do benefício até a data de depósito do 13º.
Por outro lado, benefícios como o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e RMV (Renda Mensal Vitalícia) não têm direito a receber a gratificação natalina.
Portanto, os aposentados que se enquadram nos critérios estabelecidos podem consultar o calendário de pagamentos e garantir o recebimento do 13º salário, seguindo as orientações do INSS e acompanhando as datas de depósito de acordo com o final do cartão do benefício.
Fonte original: CNN Brasil
Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.
