Novidade: Banco Central disponibiliza ferramenta grátis contra abertura ilegal de contas

Banco Central lança ferramenta gratuita para proteger abertura não autorizada de contas

O Banco Central lançou o BC Protege+, um serviço gratuito disponível para pessoas físicas e jurídicas, que permite informar ao sistema financeiro a não autorização para abertura de contas em seus nomes. Essa medida abrange contas correntes, poupanças e contas pré-pagas.

Essa camada adicional de segurança funciona como um complemento aos mecanismos de verificação já exigidos das instituições financeiras. Ou seja, as instituições ainda estão obrigadas a verificar a identidade e autenticidade das informações dos clientes.

Integração e proteção contra fraudes

O BC Protege+ é uma ação integrada com órgãos públicos e o setor financeiro, com foco em reforçar a proteção contra fraudes e evitar a abertura de contas com identidades falsas no Sistema Financeiro Nacional. De acordo com o Banco Central, a ferramenta foi desenvolvida para atender a uma demanda da sociedade, garantindo mais segurança e transparência nas interações com o sistema financeiro.

Como ativar o BC Protege+

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode ativar a proteção desde que possua uma conta gov.br nos níveis prata ou ouro, com a verificação em duas etapas habilitada. A ativação pode ser feita diretamente no site do Banco Central, na área logada do Meu BC, no caminho “Serviços > Cidadão > Meu BC”.

Consulta e registro de informações

Após ativar a proteção, as instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central devem consultar o sistema antes de abrir uma nova conta ou incluir um titular/representante. As consultas serão realizadas para verificar se a proteção está ativa ou inativa.

Além disso, os cidadãos também podem visualizar quais instituições financeiras consultaram seu CPF ou CNPJ e o motivo da consulta, acessando a área “Histórico de Consultas” dentro do sistema.

Funcionalidades do BC Protege+

Quando a proteção do BC Protege+ está ativada, a instituição financeira não poderá abrir uma nova conta em nome do usuário e nem incluí-lo como titular ou representante em contas já existentes. A instituição também é obrigada a informar o usuário sobre a ativação da proteção.

Caso o usuário deseje prosseguir com a abertura de conta ou inclusão, será necessário desativar temporariamente a proteção.

Como ativar a proteção passo a passo

Para ativar a proteção, basta acessar a área logada do Meu BC no site do Banco Central, entrar com sua conta gov.br prata ou ouro com verificação em duas etapas, e seguir as orientações para ativar a proteção no menu BC Protege+.

Para CNPJs, representantes e colaboradores cadastrados na plataforma Gov.br devem seguir passos específicos para ativar/desativar a proteção da empresa.

Conclusão

O BC Protege+ representa um avanço na proteção contra fraudes e abertura não autorizada de contas no sistema financeiro nacional. Com essa nova ferramenta, o Banco Central reforça seu compromisso em garantir mais segurança e transparência nas relações financeiras da sociedade. A ativação da proteção é simples e intuitiva, proporcionando aos cidadãos maior controle sobre suas informações e movimentações no sistema financeiro.

Fonte: InfoMoney

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.