Inflação nos EUA: Tarifas refletem em alta no CPI de setembro, apontam indicadores econômicos

Inflação nos EUA Deve Permanecer Elevada em Setembro

Segundo previsões, os preços ao consumidor nos Estados Unidos devem registrar um sólido aumento pelo segundo mês consecutivo em setembro. A alta é atribuída ao aumento dos preços de produtos sensíveis a tarifas, mesmo com a desaceleração dos custos de serviços como viagens aéreas e quartos de hotel. A expectativa é que o Federal Reserve não será impedido de cortar a taxa de juros na próxima semana, apesar da inflação mais firme.

O relatório do índice de preços ao consumidor do Departamento do Trabalho será divulgado nesta sexta-feira e espera-se que mostre uma inflação subjacente elevada no último mês, refletindo o repasse de tarifas em produtos importados. Além disso, os preços da gasolina devem ter contribuído para impulsionar a inflação, enquanto os preços dos alimentos provavelmente se moderaram em relação a agosto.

Paralisação do Governo e Impacto na Economia

Apesar da paralisação do governo dos Estados Unidos, o relatório econômico será publicado para ajudar na definição do ajuste de custo de vida de 2026 para aposentados e outros beneficiários. A paralisação não alterou a situação persistente da inflação no país, segundo a economista Sarah House, da Wells Fargo.

A pesquisa da Reuters aponta que os preços ao consumidor devem ter aumentado 0,4% no último mês, após uma alta de igual proporção em agosto. A estimativa é que a inflação nos 12 meses até setembro tenha sido de 3,1%, a maior em 16 meses. Já o núcleo do índice, excluindo alimentos e energia, deve subir 0,3% pelo segundo mês consecutivo, devido ao repasse de tarifas em produtos importados.

Impacto das Tarifas e Repasse para Consumidores

O repasse das tarifas tem sido gradual nos Estados Unidos, sendo absorvido em parte pelas empresas e também pelos consumidores. Estima-se que até o momento os consumidores tenham absorvido cerca de 20% das tarifas, afetando o custo de vida. Os preços da carne bovina e do café, por exemplo, continuam elevados em decorrência de secas anteriores e das tarifas.

A expectativa é de que a inflação se mantenha em patamares elevados, mesmo com as medidas do Federal Reserve para cortar a taxa de juros. Os especialistas afirmam que a situação deve ser acompanhada de perto, uma vez que impacta tanto a economia doméstica quanto as relações comerciais internacionais.

Conclusão

O aumento da inflação nos Estados Unidos, impulsionado por fatores como tarifas e custos de produtos sensíveis, evidencia a complexidade da economia global. Apesar dos esforços das empresas para absorver parte das tarifas, os consumidores acabam sentindo o impacto no bolso. O Federal Reserve continua atento a esses movimentos, buscando manter um equilíbrio que favoreça a estabilidade econômica do país.

Fonte original: CNN Brasil

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.