Inflação medida pelo IGP-DI tem alta moderada em setembro, ficando abaixo das projeções

Inflação medida pelo IGP-DI tem alta menor que a esperada em setembro

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) teve um aumento de 0,36% em setembro, abaixo da expectativa de 0,43% conforme pesquisa da Reuters. Este resultado representa uma aceleração em relação aos 0,20% registrados no mês anterior, de acordo com dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O índice acumula uma alta de 2,31% nos últimos 12 meses. No mesmo período, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), responsável por 60% do indicador geral, subiu 0,30%, frente ao avanço de 0,35% registrado no mês anterior.

A alta da inflação ao produtor foi impulsionada principalmente por grandes commodities como café, milho e carne bovina, que registraram aumentos de 14,81%, 4,27% e 1,72%, respectivamente, conforme pontuou o economista Matheus Dias, do FGV IBRE.

Por outro lado, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que corresponde a 30% do IGP-DI, apresentou uma elevação de 0,65% em setembro, revertendo a queda de 0,44% registrada em agosto. O grupo Habitação foi um dos mais impactados, com alta de 2,13%, em decorrência do fim dos descontos na conta de energia elétrica relacionados ao bônus de Itaipu.

Já o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) desacelerou seu crescimento para 0,17% em setembro, ante os 0,52% do mês anterior.

O IGP-DI é um indicador que engloba os preços ao produtor, ao consumidor e na construção civil do 1º ao último dia do mês de referência. Com esses dados, é possível observar o comportamento dos preços em diferentes setores da economia, contribuindo para a análise do cenário inflacionário do país ao longo do tempo.

Fonte original: Valor Econômico

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.