Confiança do Consumidor no Brasil Tem Novo Recuo em Agosto
A confiança dos consumidores brasileiros apresentou queda em agosto, refletindo a preocupação com o futuro em MEIo à deterioração das expectativas. De acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou um recuo de 0,5 ponto, chegando a 86,2 pontos.
Segundo a economista Anna Carolina Gouveia, da FGV IBRE, a confiança do consumidor tem se mantido em níveis desfavoráveis nos últimos meses, sem indicar uma tendência clara de melhora ou piora.
O resultado de agosto foi impactado principalmente pela queda de 1,3 ponto no Índice de Expectativas (IE), que atingiu 88,1 pontos. Dentro dos componentes do IE, o indicador de situação econômica local futura teve o terceiro recuo consecutivo, chegando a 97,7 pontos. Já a situação financeira futura das famílias registrou o menor nível desde setembro de 2021, com uma queda de 2,6 pontos, alcançando 79,8 pontos.
Esses resultados indicam um cenário de cautela e preocupação com o futuro, destacando os altos índices de endividamento e inadimplência das famílias, de acordo com Gouveia.
Por outro lado, o Índice de Situação Atual (ISA) teve um aumento de 1,1 ponto em agosto, sendo a segunda alta consecutiva. O indicador de situação financeira atual das famílias subiu 2,6 pontos, atingindo 75,4 pontos.
A oscilação no índice de confiança do consumidor reflete a incerteza e a instabilidade presentes no cenário econômico brasileiro, ressaltando a importância de medidas que possam trazer maior segurança e estabilidade financeira para as famílias.
Diante desse contexto, a atenção dos consumidores e analistas econômicos se volta para as próximas divulgações de indicadores que possam sinalizar tendências mais claras de recuperação ou agravamento da confiança do consumidor no país.
Fonte: Estadão
Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.
