Banco Central decreta liquidação do Banco Master
Nesta terça-feira (18), o Banco Central anunciou a liquidação extrajudicial do Banco Master devido ao comprometimento de sua situação econômico-financeira e à inexistência de um plano viável para sua recuperação.
Com a decisão, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) assume a responsabilidade de ressarcir os credores do Banco Master, observando o limite máximo de cobertura estabelecido em R$ 250 mil.
Processo de ressarcimento aos clientes
O processo de pagamento aos clientes tem início após o decreto de liquidação do Banco Central. O banco em liquidação deve fornecer uma lista com os nomes dos credores e os valores a serem pagos, para que o FGC processe os pagamentos, em média, em 30 dias úteis.
Após essa etapa, o FGC disponibiliza, em aproximadamente 48 horas, a solicitação no aplicativo para que os credores cadastrem sua conta bancária, validem a biometria e enviem os documentos necessários. O pagamento é realizado na conta cadastrada após a assinatura do termo de sub-rogação no aplicativo do FGC.
Processo para receber o ressarcimento do FGC
O ressarcimento não é automático. O cliente afetado pelo Banco Master deve baixar o aplicativo do FGC, cadastrar-se e aguardar o pagamento que será realizado após a validação dos documentos.
Os clientes pessoa física devem solicitar o pagamento diretamente no aplicativo do FGC, onde é possível conferir as instituições em regime especial, solicitar o pagamento da garantia e acompanhar o andamento do pedido por MEIo de notificações.
Procedimento para Pessoa Jurídica
Para empresas credoras, o representante legal deve solicitar a garantia do FGC pelo Portal do Investidor. Após o preenchimento das informações, o FGC envia um e-mail com os próximos passos necessários. O pagamento é efetuado por transferência para uma conta vinculada ao CNPJ da empresa.
A partir do anúncio da liquidação do Banco Master, o cliente pode baixar e se cadastrar no aplicativo do FGC, indicar a conta para receber o ressarcimento e, em uma segunda etapa, solicitar efetivamente os valores a serem recebidos do banco.
Diante desse cenário, a transparência e agilidade no processo de ressarcimento aos clientes do Banco Master são essenciais para minimizar os impactos causados pela liquidação extrajudicial da instituição financeira.
Fonte: CNN Brasil
Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.
