Gestão de Pessoas: Empresas Buscam “Superprofissionais” em MEIo à Incerteza Econômica
De acordo com a consultoria especializada em recrutamento de média e alta gerência Michael Page, 9 em cada 10 empresas estão em busca de profissionais altamente qualificados. Em um cenário de instabilidade econômica, a chave para o sucesso tem sido encontrar executivos com qualificações técnicas e comportamentais elevadas. Isso tem levado as organizações a tornarem seus processos seletivos mais exigentes, com múltiplas etapas, maior número de candidatos e entrevistas mais detalhadas.
Segundo Marina Brandão, gerente da Michael Page, as empresas estão focadas em contratações certeiras, buscando profissionais que já tragam retorno financeiro de imediato, devido à incerteza econômica global. Stephano Dedini, diretor-executivo da consultoria, destaca que a demanda atual é por perfis altamente qualificados, com desempenho acima da média e um conjunto de habilidades técnicas e comportamentais mais completo. A exigência tem refletido diretamente nos processos seletivos, que estão 15% mais demorados em comparação ao ano anterior, com mais candidatos envolvidos e mais etapas a serem cumpridas.
Além disso, os recrutadores têm percebido uma inclusão de etapas adicionais nos processos seletivos. Antes era possível concluir uma seleção com uma entrevista, mas agora é comum que o candidato passe por entrevistas com o RH, gestores e até mesmo outras áreas da empresa, como compliance.
Apesar da exigência por profissionais mais qualificados, as ofertas salariais não têm aumentado de forma significativa. As empresas estão buscando resultados expressivos, mas sem necessariamente oferecer salários mais atrativos, demonstrando uma postura mais conservadora em relação a remunerações.
Em resumo, as organizações estão em busca de “superprofissionais” para garantir sucesso em MEIo à instabilidade econômica. Esse perfil mais completo e exigente tem impactado diretamente nos processos seletivos, que estão mais longos e complexos. A pressão por resultados tem sido acompanhada por uma postura conservadora em relação às ofertas salariais, refletindo a busca por eficiência e produtividade em um ambiente de incerteza econômica.
Fonte: Conteúdo Comunicação
Fonte original: Jornal Contábil
Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.
