Consórcio Rota da Liberdade arremata concessão de estrada entre Ouro Preto e Mariana

Consórcio Rota da Liberdade vence leilão de rodovia em Minas Gerais

Nesta quinta-feira, o consórcio Rota da Liberdade saiu vitorioso no leilão do lote rodoviário que conecta as cidades de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais, ao Rio de Janeiro e Brasília. O investimento previsto para o projeto é de R$ 6 bilhões. O trecho concedido possui 190 quilômetros e será administrado em um prazo de concessão de 30 anos.

O consórcio, liderado pela construtora Metropolitana, surpreendeu com um deságio de 13,2%, equivalente a R$ 1,7 bilhão sobre a contraprestação máxima oferecida pelo governo de Minas Gerais. Esse valor superou a proposta da concorrente Houer Concessões, que apresentou um deságio de 0,02%, equivalente a R$ 1,9 bilhão.

Parte do montante de R$ 6 bilhões para investimento será proveniente de um acordo de reparação feito pelo governo mineiro em relação ao rompimento da barragem do Fundão, em Mariana. O trecho concedido, conhecido como Via Liberdade, possibilitará a duplicação total da BR-356, além de trazer melhorias significativas nas vias que ligam a MG-329, em Rio Casca, até a BR-040, em Nova Lima, formando um corredor logístico, turístico e econômico para a região.

Especialistas em infraestrutura e direito público ressaltam a relevância do leilão para a modernização da malha rodoviária de Minas Gerais e o impulso econômico, especialmente no setor do turismo. Para o advogado Rodrigo Campos, a participação de dois concorrentes indica o interesse de novos players em leilões de rodovias.

Já a advogada Kamila Maria de Albuquerque Bezerra destaca o desafio do acompanhamento regulatório para garantir o cumprimento dos compromissos assumidos e a preservação do interesse público ao longo da concessão da rodovia. A concessão do trecho entre Ouro Preto e Mariana é vista como um passo importante para o desenvolvimento da região e a melhoria da infraestrutura viária.

Fonte original: Valor Econômico

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

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