Brasil alcança segundo lugar no ranking mundial de juros reais, com Selic em 15%

Brasil mantém segundo maior juro real do mundo

Segundo dados da MoneYou e Lev Intelligence, o Brasil continua ocupando o segundo lugar no ranking de países com os maiores juros reais do mundo. Mesmo com a manutenção da Taxa Selic em 15%, o país acumula juros reais de 9,76% descontada a inflação, conforme análise do economista-chefe Jason Vieira.

A posição do Brasil não seria modificada caso o Comitê de Política Monetária (Copom) optasse por cortar ou elevar os juros em 0,25 pontos percentuais. A Turquia lidera o ranking com juros reais de 10,08%, seguida pelo Brasil. Em seguida, aparecem a Argentina (6,7%), África do Sul (5,29%) e Rússia (4,86%), com uma média global de juros de 1,66%.

De acordo com Vieira, as questões fiscais no Brasil continuam gerando tensão, apesar de recentes desvios de foco, como a guerra tarifária e as sanções a membros do judiciário. A análise considera a política tarifária de 165 países, sendo que 63,64% optaram por manter os juros, 30,91% reduziram e 5,45% elevaram.

No recorte dos 40 países com maiores juros, 45% mantiveram suas taxas, 5% elevaram e 50% reduziram. Em um cenário de incertezas na economia global, a decisão de manter a Taxa Selic em 15% reflete um contexto desafiador para políticas monetárias ao redor do mundo.

Fonte: Estadão

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.