Apex Brasil busca novos mercados em MEIo ao tarifaço de Trump
O presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, destaca a luta setor por setor para reduzir a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos. A agência também busca abrir novos mercados enquanto enfrenta o impacto do tarifaço de Donald Trump, que entrou em vigor recentemente.
Viana ressalta a presença da Apex em Washington para colaborar nas negociações, visando defender os interesses das cerca de 9 mil empresas brasileiras que exportam para os EUA. Ele menciona missões para negociar exportações não absorvidas pelos EUA e direcioná-las para novas oportunidades.
Brasil busca diversificar mercados após aplicação do tarifaço
O Brasil optou por não retaliar após anúncio do tarifaço, acionando a Organização Mundial do Comércio (OMC) em busca de soluções. Com destaque para produtos como café e carne, o país busca alternativas para minimizar os impactos das tarifas sobre as exportações brasileiras.
O café brasileiro, principal produto de exportação para os EUA, enfrenta tarifas elevadas, o que deve impactar não apenas os produtores brasileiros, mas também a cadeia produtiva norte-americana. Além disso, a exportação de carne brasileira, principalmente carne moída para hambúrgueres, também preocupa devido ao aumento de preços nos EUA.
APEX trabalha para diversificar exportações em diversos setores
Além de café e carne, a Apex Brasil busca diversificar os mercados de exportação, incluindo frutas, calçados e outros produtos. Para o setor de calçados, a agência foca em novos mercados como Holanda, Argentina, Guatemala e Colômbia, enquanto também expande as exportações para a Ásia.
Na busca por novos mercados, a China se mostra como um parceiro em potencial, especialmente para diversificação de produtos além dos tradicionais minério, carne e soja. O Brasil também visa estreitar relações com governos locais nos EUA para fortalecer as negociações comerciais.
Pacotes do governo visam auxiliar empresas afetadas pelo tarifaço
Com o governo brasileiro preparando medidas de apoio às empresas afetadas economicamente, a Apex Brasil desempenha um papel crucial na busca por alternativas e diversificação dos mercados de exportação. Viana destaca a importância do apoio governamental para auxiliar as empresas nesse período desafiador.
Diante da incerteza provocada pelo tarifaço de Trump, a Apex Brasil se mostra atuante na defesa dos interesses comerciais do Brasil e na busca por oportunidades em novos mercados. A agência mantém seu foco na promoção das exportações brasileiras e na sustentabilidade econômica das empresas do país.
Fonte: CNN Brasil
Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.
