Alta inesperada: Varejo brasileiro reverte queda de 4 meses e registra crescimento em agosto

Vendas no varejo do Brasil registram aumento em agosto

As vendas no varejo brasileiro tiveram uma alta de 0,2% em agosto em comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse resultado interrompe uma sequência de quatro meses consecutivos de perdas no setor, indicando uma leve recuperação.

Em relação ao mesmo período do ano anterior, as vendas no varejo tiveram um crescimento de 0,4% em agosto. As expectativas para o mês eram de avanços de 0,2%, de acordo com pesquisa da Reuters, e de 0,3% na comparação anual.

O comércio varejista tem apresentado variações mensais modestas ao longo do ano, com oscilações positivas ou negativas sempre abaixo de 1%. Esse cenário é influenciado por uma política monetária restritiva, com a taxa básica de juros (Selic) em 15%, que impacta o crédito e o consumo, ao mesmo tempo em que observa um mercado de trabalho aquecido.

Dentre as oito atividades pesquisadas pelo IBGE, cinco apresentaram resultados positivos em agosto. Destaque para Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (4,9%); Tecidos, vestuário e calçados (1,0%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%); Móveis e eletrodomésticos (0,4%); e Hipermercados e supermercados (0,4%).

Por outro lado, três atividades registraram taxas negativas no período: Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,1%); Combustíveis e lubrificantes (-0,6%); e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,5%).

O comércio varejista ampliado, que engloba Veículos, motos, partes e peças, Material de construção e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, teve um crescimento de 0,9% em agosto quando comparado a julho. No entanto, na base anual, registrou uma queda de 2,1%.

De acordo com o gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos, o segmento de informática foi impactado pela desvalorização do dólar em agosto, com a moeda acumulando uma perda de 3,18% em relação ao real no mês.

Esse cenário mostra um panorama do comércio varejista brasileiro, que busca se equilibrar em MEIo a fatores econômicos e de mercado, buscando maior estabilidade e recuperação em um ambiente desafiador.

Fonte: CNN Brasil

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.