Impacto da Inteligência Artificial: Como os jovens estão navegando entre ameaças e possibilidades de emprego

Impacto da Inteligência Artificial no Mercado de Trabalho

O avanço da tecnologia tem transformado o mercado de trabalho, impactando principalmente os profissionais mais jovens. Segundo estudo da Universidade de Stanford, tarefas operacionais e repetitivas estão sendo automatizadas pela Inteligência Artificial (IA), o que tem reduzido o número de empregos para esse grupo de trabalhadores.

Redução de Vagas para Jovens Profissionais

Profissionais entre 22 e 25 anos, que atuam em funções mais expostas à IA, registraram uma queda de até 20% no nível de emprego desde o final de 2022. Em contrapartida, profissionais mais experientes nas mesmas áreas têm mantido ou ampliado a disponibilidade de vagas. Isso indica que a tecnologia está impactando de forma diferenciada as diversas faixas etárias.

Estagnação do Emprego entre os Jovens

Apesar da taxa geral de emprego continuar crescendo, a expansão estagnou entre os mais jovens. Entre outubro de 2022 e julho de 2025, o número de postos de trabalho decresceu 6% no grupo etário de 22 a 25 anos nos setores mais expostos à IA, enquanto houve um aumento de mais de 9% entre os profissionais com idades entre 35 e 49 anos.

Impacto na Empregabilidade

O estudo ressalta que o impacto da IA na empregabilidade depende da forma como a tecnologia é utilizada. Quando a IA substitui o trabalho humano, as oportunidades diminuem. Por outro lado, quando atua de forma complementar, impulsionando a produtividade, ocorre uma expansão do emprego.

Adaptação dos Profissionais no Novo Contexto

Segundo especialistas, a experiência prática, o conhecimento tácito e a capacidade de lidar com situações de forma única tornam os profissionais mais experientes menos suscetíveis à substituição pela IA. Por outro lado, os jovens, que dependem mais do conhecimento teórico, acabam competindo diretamente com as ferramentas de IA.

Expansão do Emprego em Áreas de Apoio à Tecnologia

Dentre as áreas mencionadas no estudo, aquelas em que a IA atua como ferramenta de apoio, e não de substituição direta, têm registrado crescimento no número de empregados. Setores como saúde e produção/operacional são exemplos em que a IA auxilia em processos, mas ainda requer a presença e a tomada de decisão de profissionais.

Conclusão

A transformação trazida pela Inteligência Artificial está impactando diretamente o mercado de trabalho, exigindo uma adaptação por parte dos profissionais, principalmente os mais jovens. O desafio atual é encontrar formas de atuar de forma complementar à tecnologia, beneficiando-se de suas vantagens sem ser substituído por ela. A experiência e a habilidade humana continuam sendo fatores diferenciadores em um cenário cada vez mais tecnológico.

Fonte original: Jornal Contábil

Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.

AmdJus - Portal de contabilidade online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.