Brasil e Paraguai retomarão negociações do acordo de Itaipu em dezembro
Chanceleres do Brasil e Paraguai acordaram, em reunião realizada nesta segunda-feira, retomar as negociações para revisar as condições financeiras de comercialização de energia da usina hidrelétrica binacional de Itaipu. O retorno das conversas sobre o chamado ‘Anexo C’ do Tratado de Itaipu está agendado para a primeira quinzena de dezembro, conforme comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
Durante a reunião, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, prestou esclarecimentos solicitados pelo governo paraguaio sobre ações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) relacionadas ao Paraguai, entre junho de 2022 e março de 2023. Esse episódio, ocorrido durante a gestão de Jair Bolsonaro, provocou a suspensão das negociações sobre o novo acordo financeiro envolvendo a usina de Itaipu.
Em 2024, as partes haviam firmado um ‘pré-acordo’ que incluía a redução da tarifa de energia da usina para os consumidores brasileiros a partir de 2026. Contudo, as discussões foram interrompidas devido ao incidente mencionado. Com o retorno das negociações marcado para dezembro, espera-se avanços na revisão das condições financeiras de Itaipu entre os dois países.
O governo paraguaio, após receber o relatório confidencial e as explanações do ministro brasileiro, deu por encerrado o assunto, conforme nota oficial divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores. Com o acordo para retomada das negociações estabelecido, há expectativas de que as conversas sobre o ‘Anexo C’ do Tratado de Itaipu avancem e resultem em um novo acordo financeiro entre Brasil e Paraguai.
A hidrelétrica de Itaipu é uma das maiores do mundo e uma importante fonte de energia para ambos os países, sendo fundamental a definição de condições financeiras e comerciais equilibradas para a sua operação. A retomada das negociações para revisão do acordo demonstra a disposição dos governos brasileiro e paraguaio em resolver questões pendentes e fortalecer a parceria bilateral no setor energético.
Com a possível revisão das condições financeiras de comercialização de energia de Itaipu, abre-se espaço para novas oportunidades de cooperação e benefícios mútuos para o Brasil e o Paraguai. A expectativa é de que as discussões em dezembro contribuam para a construção de um acordo que atenda aos interesses de ambas as nações e promova o desenvolvimento sustentável na região.
Fonte: Valor Econômico
Publicado por Redação AmdJus, com base em fontes públicas. Saiba mais sobre nossa linha editorial.
